Conheça as principais causas da fascite plantar
Responsável por provocar a inflamação da fáscia plantar, um tecido localizado na sola dos pés responsável pela conexão de músculos e ossos daquela região, a Fascite Plantar é uma lesão que acomete cerca de 10% dos atletas.
Para aprofundarmos neste assunto, na postagem de hoje decidi reunir as principais causas que podem estar relacionadas ao desenvolvimento do problema. Confira:
- Obesidade — Responsável por provocar a sobrecarga dos membros inferiores, a obesidade impacta no funcionamento correto da fáscia, ocasionando em seu desgaste. Com isso, o membro fica suscetível a sofrer com um quadro inflamatório, que pode evoluir futuramente para a Fascite Plantar.
- Calçados Inadequados — Fazer uso de sapatos apertados demais, duros ou de salto alto influencia diretamente no estado da fáscia plantar (e pode contribuir para a inflamação do membro). Neste caso, utilizar sapatos confortáveis e que ofereçam apoio à curvatura dos pés, como os modelos ortopédicos, pode reduzir drasticamente os riscos de ter o problema no futuro.
- Pé Cavo — Caracteriza-se por uma modificação acentuada no arco (curva do pé), provocando prejuízos diretos no apoio da sola com todo o membro. Por conta disso, a fáscia pode sofrer uma pressão para que seja possível se elevar e ”se adequar” à curvatura, favorecendo para a inflamação dos tecidos locais.
- Esforço excessivo na sola do pé — A realização de exercícios físicos intensos que envolvam as solas dos pés está fortemente relacionada ao desenvolvimento da Fascite Plantar, especialmente quando não há o repouso adequado.
Reconhecer as causas é, sem dúvidas, um passo importante para quem já possui o problema e deseja ter um tratamento que se adeque às suas necessidades.
Ao levantar suspeitas, não hesite em se consultar com um profissional especializado no assunto! Cuidar de si é uma prática essencial a qual todos nós devemos acatar.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!