Dr Rodrigo, existe uma ”cura” para o pé torto?
Atualmente, o Método Ponseti é caracterizado como o principal tratamento para a correção do Pé Torto Congênito (PTC) e outras consequências ocasionadas pelo mesmo.
A técnica se baseia no uso de gessos, que devem ir das coxas até os pés, e atua positivamente sobre as deformidades. As trocas e manipulações devem ser realizadas semanalmente, com o ortopedista pediátrico, para acompanhar seus resultados.
Para que seja possível garantir a efetividade do Método Ponseti, recomenda-se o diagnóstico precoce da condição. Quanto mais cedo for identificada, melhores serão as chances de manipular o problema e garantir sua correção.
Como a confirmação do quadro ocorre logo após o nascimento, recomenda-se que a família converse com um ortopedista pediátrico para considerar o tratamento. Ao longo das seis semanas após a adesão do método, é possível notar resultados positivos no quadro.
Caso as manipulações não estejam sendo eficazes para tal, o ortopedista deve avaliar quais medidas podem estar influenciando no quadro.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!