Joanete, problema afeta 43% dos brasileiros
O Joanete caracteriza-se por uma deformidade óssea que se desenvolve nos pés, onde provoca um processo inflamatório sobre os tecidos locais, os tornando sensíveis e resultando em uma série de desconfortos aos pacientes.
Existem diversas causas às quais estão relacionadas ao seu desenvolvimento, desde doenças degenerativas (gota ou artrite reumatoide), hereditariedade (casos de joanete, pé plano ou frouxidão ligamentar na família) até o uso de calçados de salto alto.
Ao enfrentar este problema, seus portadores podem ter problemas para fazer o uso de sapatos mais justos por conta da proeminência e para realizar exercícios regularmente, sendo este um grande problema para quem pratica esportes.
No caso de atletas, o quadro pode ser ainda mais grave: sendo o joanete responsável por provocar dores regulares, a pisada é totalmente alterada para evitar o desconforto.
E, por conta desse hábito, os pés têm sua estrutura modificada para que seja possível distribuir a carga do peso corporal, o que pode não só contribuir para a sobrecarga de outros dedos, como também tornar o membro suscetível ao desenvolver outras comorbidades.
Para evitar que o problema evolua para um estágio mais grave, não hesite em buscar ajuda médica! Atualmente, existem diversos tratamentos disponíveis que podem se adequar de acordo com seu caso.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!