Pé-plano ou chato: quando me preocupar?

Popularmente conhecido como ”Pé-Chato”, é uma condição que se caracteriza pela ausência ou mesmo a redução do arco plantar, onde a estrutura dos pés apresenta um contato completo com o chão.

Existem diversas causas que podem estar relacionadas ao seu desenvolvimento, desde hereditariedade, doenças no sistema nervoso ou muscular (paralisia cerebral, distrofia muscular ou espinha bífida), lesões traumáticas, entre outros.

Geralmente, os pés-planos tendem a ser assintomáticos, ou seja, não manifestam qualquer incômodo ou desconforto aos seus portadores. Porém, o paciente fica suscetível a apresentar dores no joelho, no quadril e até pode sofrer com lesões recorrentes nos tornozelos.

Como portadores deste problema tendem a dar uma pisada ”para dentro”, conhecida como pisada pronada, o corpo enfrenta com alterações posturais para se adequar aos membros inferiores, tendo como resultado um aumento na fadiga por conta da sobrecarga exercida.

É importante pontuar que, nos casos de pés-chatos, a redução do impacto sobre os membros ao se locomover aumenta a incidência de lesões, podendo atribuir-se a diversos problemas, como fasceíte plantar, problemas de tendinite, entre outros.

Em caso de dúvidas ou suspeitas, consulte-se com um ortopedista a respeito do assunto para investigar seu caso de forma única e individualizada!

Gostaria de agendar uma avaliação? Clique aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *